A peculiar Cobra-de-tentáculos
- João Miranda Rosa
- 7 de nov. de 2015
- 1 min de leitura

A cobra-de-tentáculos (Erpeton tentaculatum), complementa o seu aspecto incomum com uma estratégia de caça ainda menos usual.
Este pequeno colubrídeo do sudeste asiático alimenta-se exclusivamente de peixe e utiliza o seu par de tentáculos para o auxiliar na localização precisa das suas presas nas águas por vezes turvas onde habita. Sendo inteiramente aquática, é também ovovivípara, pelo que as suas crias nascem debaixo de água.
O método de emboscada desta cobra é único nas serpentes. Ao invés de perseguir a presa activamente ou atacar a presa tendo em conta a posição inicial desta e posteriormente adaptar o percurso da investida, como é o caso da maioria dos predadores, a E. tentaculatus antecipa o movimento do peixe, direccionando-se assim para a posição onde este irá estar numa fracção de segundo. Consegue isto movimentando um pouco a parte posterior do corpo, iniciando o reflexo natural de fuga no peixe e, assim, fazer com que este se desloque na direcção da sua boca. Nada melhor que ver o vídeo:
Referências:
Catania, K. C. , D. B. Leitch and D. Gauthier (2010). "Function of the appendages in tentacled snakes (Erpeton tentaculatus)". Journal of Experimental Biology 213: 359–367. doi:10.1242/jeb.039685.
"The tentacled snake turns a fish's defence into a death march". Not Exactly Rocket Science: Science for Everyone. ScienceBlogs. Retrieved 2009-06-18.
Discovery of a Water Snake That Predicts the Direction Its Prey Will Flee Newswise, Retrieved on June 24, 2009.
Comentários